quarta-feira, 10 de julho de 2013

The Elder Scrolls: Arena - O começo do sucesso



The Elder Scrolls: Arena (Os Pergaminhos Antigos: Arena) Realizado em 1994, foi o primeiro da série de jogos The Elder Scrolls. Foi um dos primeiros RPGs e definitivamente um dos mais largos para o tempo.
Em 2004 foi disponibilizado o download do jogo, referente ao 10º aniversário da série, mas os sistemas atuais, necessitam do emulador DOSbox para rodá-lo.

Arena tem lugar no continente de Tamriel, completamente cheio de, dungeons, desertos, e criação de feitiços, que permite ao jogador, criar seus próprios feitiços, desde que ele tenha o dinheiro necessário.

Apesar de não ser tão popular quanto os jogos posterior, Arena foi bem-sucedido o suficiente para gerar a sua sequencia, Daggerfall.

Desenvolvimento

 Arena era pra ser supostamente um jogo de combate entre gladiadores. O jogador pegaria o seu time de gladiadores, e viajaria através do mundo lutando contra outros times em suas arenas, até que o jogador se tornasse o "grande campeão" na capital do mundo, a Cidade Imperial (Imperial City). Ao logo do caminho, foram adicionadas as missões secundárias (side-quests) e vários aspectos de RPG. Eventualmente, as missões secundárias, foram se tornando mais importantes que os aspectos torneio, assim a parte torneio foi descartada, e Arena se torna um "Verdadeiro RPG".

 Com todo material impresso com o título "Arena", o jogo foi ao mercado com o nome The Elder Scrolls: Arena. Com um pequeno atraso, o jogo foi lançado em março de 1994, que foi considerado um tempo ruim para realizar um jogo para uma pequena desenvolvedora como a Bethesda, O jogo teve uma drisbuição inicial de apenas 3.000 unidades.

 O jogo foi inicialmente, muito "bugado", sendo muito difícil, se não impossível para completar a missão principal na versão original sem patch do jogo. Bethesda lançou uma série de patches para corrigir quase todas as falhas, tornando o jogo terminável.

Enredo:
Imperador Uriel Septim VII foi preso em outra dimensão, e representado pela Battlemage Imperial Jagar Tharn. Durante a sua usurpação do trono, Tharn é incapaz de corromper seu aprendiz, Ria Silmane, e assim ele mata ela.

Ria é capaz de manter-se juntos o tempo suficiente para direcionar o personagem do jogador como escapar da morte lenta nas masmorras. Passado esse ponto, ela não tem o poder de se manifestar fisicamente, e aparece para o jogador durante os sonhos. A busca central, obriga o jogador a obter vários artefatos. Cada vez que um tal objeto é encontrado, Silmane aparece na próxima vez que o jogador dorme, de modo a proporcionar a localização geral do próximo tal item. O jogador deve encontrar e montar as peças do Staff of Chaos, lutando contra Tharn na Cidade Imperial, e resgatar o Imperador.





Jogabilidade


Arena e Daggerfall são os dois únicos jogos da série que permitem que o jogador tenha uma experiência de mais de uma província de Tamriel (embora isso acabará por ser possível no próximo jogo The Elder Scrolls Online). O jogo real-world é substancialmente maior do que Morrowind, "Oblivion e Skyrim juntos. O jogo utiliza o conteúdo gerado aleatoriamente para gerar um mundo enorme. Contém também várias centenas de masmorras, junto com 17 masmorras eram parte da missão principal do jogo.

Devido à grandeza do mundo, caminhando para uma cidade vizinha pode levar até 10 horas de tempo real, uma cidade longe em outra província poderia demorar vários dias.

O jogo é jogado a partir de uma perspectiva de primeira pessoa. O combate é realizado clicando no botão direito do mouse, para efetuar um golpe com armas corpo a corpo é necessário arrastá-lo pela tela, como se estivesse balançando sua arma. Magia é usado clicando no menu de magia,  seleção de feitiço, e clicar onde você quer lançá-lo. Há também a possibilidade de roubar os bolsos das pessoas nas ruas, e arrombar lojas durante a noite.


Arena foi um dos primeiros jogos a ter um ciclo de dia e noite, com lojas fechando a noite, as pessoas saindo às ruas, e os monstros (Orcs, Homens Lagarto, etc) vagando em torno das cidades durante a noite.

 
 
Fontes: The Elder Scolls Wiki, Wikipédia e UESP

3 comentários: